Um bolo ♥ e delicioso- BlogagemIII

2 de maio de 2012

Hoje temos mais uma blogagem coletiva :)) Quem escolheu a receitinha essa semana foi a Lidi: Bolo!!! Delícia né?! A torta que eu queria mesmoooo fazer infelizmente não deu, pois não tive tempo de comprar os ingredientes. Dai optei por uma com bastante chocolate que marido ama. Aproveitei para estrear a forma de bolo de coração que ganhei da minha amada Cunhadinha foi um "heart cake". Massa fofa delícia de pão de ló, recheio de negrinho (brigadeiro hihihih) e cobertura de ganache preto. 


Ingredientes pão de ló: (massa)
* 4 gemas de ovo;
* 4 claras de ovo;
* 2 xícaras (chá )de farinha de trigo;
* 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
* 1 xícara (chá) de água fervente;
* 1 colher (sopa) de fermento.
Na batedeira bater as gemas com a água fervente. Bata até uma espuma subir até o topo do bowl.  Após junte o açúcar e continue batendo por alguns minutos. Depois, sem parar de bater, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo. Este processo, para quem tem batedeira simples como eu (ainda ganho minha Kitchen aid), deve durar uns 20 ou 30 minutos. Esse é um dos segredos para um pão de ló fofinho fofinho. Noutra tigela, bater as claras em neve (eu acrescento uma pitadinha de sal, dica de Vó para a clara ficar bem dura) por uns 10 minutos, sem parar. Sempre começo batendo com baixa potência e depois aumento. Feito isso juntar o fermento e as claras em neve na mistura do bolo, devagar em movimentos circulares mexendo de baixo para cima. Colocar em forma untada, dar umas batidinhas para tirar o ar e levar em forno pré aquecido por 20 minutos +ou-. Primeiros 10 minutos em potencia alta (240º/ 220º) e os últimos 10 em potência baixa (200º/ 180º). Desenformar morno. E quando frio, cortar ao meio, eu usei faca de pão.

Negrinho: (recheio)
* 1 lata de leite condensado;
* 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
* 1 colher (chá) de manteiga;
* 1/2 caixa de creme de leite.
Numa panela misturar o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e mexendo bem e cozinhando em fogo baixo até desgrudar da panela. Desligar o fogo e juntar o creme de leite misturando bem. 

Ganache de chocolate preto: (cobertura)
* 250 de chocolate amargo (não tinha e usei ao leite);
* uma caixa de creme de leite.
Picar bem o chocolate e levar ao microondas, em potência baixa (60) por no máximo um minuto e meio, mexendo de 30 em 30 segundos. Depois de derretido acrescentar o creme de leite e misturar bem, até formar um creme liso e brilhoso.










Adorei muito fazer o bolo/torta. Foi a primeira vez que fiz um bolo mais elaborado e enfeitadinho e confesso que me surpreendi comigo mesma :)) hihihihihi. Ficou muito delicioso mesmooo e bem bonitinho até. Ótimo para uma comemoração intima de aniversário. Tirando a tensão na hora de misturar as claras em neve com a mistura do bolo -tensão- e na hora de cortar ao meio o bolo para rechear -super tensão- me diverti de monte, aprendi horrores e amei o resultado. Espero que todas vocês também gostem.

Agora as fotinhos dos bolos lindos das meninas:
                                                                          
Bolo da Mila                    

Bolo da Lari

Bolo da Lidi




















8 comentários:

CaMila disse...

aiii que lindo
que delicia
quero fazer

Bjsssssss

Blog da Biane disse...

Hummmm... deu agua na boca.... parece estar um delicia....


www.blogdabiane.com

Anônimo disse...

Ain ain ain q delícia de bolo..Amiga vc tbm arrasouuu...
E deve ter ficado uma delícia né?!

Ainnnn parece tão molhadinhooo hmmmmm rsrs


Beijoquinhas :*
Boa Semana curtinha \º/

Anônimo disse...

Amiga, essa semana todas vcs me passaram para tras. Que bolo lindo! Ficou uma perfeicao, quero uma forma em formato de coracao tb, Bjos

Gê Simões disse...

Olá

Conheci seu blog hoje e comecei lendo e lendo e quando vi cheguei no seu post n.1...adorei o blog e estou seguindo.
E esse bolo ficou muito lindo...arrasou

beijos

Unknown disse...

Que lindo!!Profissional!!

REINVENTANDO disse...

Adorei o bolo!! Ficou com um aspecto ótimo..e deve está delicioso. Abraços. Sandra Pereira

Drinha... disse...

Hummmm


Qta coisa gostosa!!!!
Seu bolo ficou lindo!!!!!


Parabéns pela blogagem coletiva, vcs estão arrasando!!!!!

bjs