A minha busca por uma casa organizada...

5 de abril de 2012

Quase sempre tive empregada doméstica em casa. Portanto, mais da metade da minha vida (muito mais que isso) eu não me preocupei com o lugar das coisas, organização, varrer, limpar, lavar louça, lavar roupa, essas coisas da rotina das donas de casa. Houve um tempo em que tivemos apenas uma diarista que ia uma vez por semana. Até que em um determinado momento de nossas vidas, Mami e eu passamos por uma dificuldade financeira que nos exigiu alguns cortes no orçamento e a nossa querida diarista foi um destes cortes. Lembro que neste momento (até porque não faz tanto tempo) aprendi a cuidar da casa -de leve-, pois eramos nós mesmas que faríamos esse trabalho dali por diante. Mas né Mami é Mami, e a minha não diferente de todas (ou maioria), me exigia o minimo possível que era: limpar os banheiros, tirar o pó, trocar minha roupa de cama e arrumar meu quarto. Só! E a nossa ex casa nem era tão pequena e o resto todo ela que fazia. (tirando a época que morei sozinha fora do país, mas não era minha casa de verdade e eu nem tava pra esse tipo de coisa, fazia o que era importante para ter uma vida digna hahaah)

Dai eu casei e me tornei a Dona de Casa desorganizada. Porque né, eu nunca fui organizada, mas eu sempre soube onde minhas coisas estavam :)) Exemplo de organização nunca me faltou, tive demais até. Mas cada um cada um. Então meu pesadelo começou. Coisas que nunca tive que me preocupar, como lavar roupa, se tornaram um monstro! As vezes eu lavava tudo e mais um pouco no mesmo dia, outras tantas vezes eu ficava uma semana sem ligar a máquina dai acumulava tudo. E sério, elas parecem se multiplicar. 


Junto disso veio o tal combo varrer e passar pano, que não é a melhor coisa do universo e eu canso muuuito nesse percurso todo além de'u ter uma filha de 4 patas peludérrima preta e o porcelanato ser branco no living, quase morria de depressão. Fora que varria de um lado, os pelos voavam pra outro. Odiava com todas as minhas forças e várias vezes pensei em passar a máquina zero na Lulu para poder varrer menos hihiihihi. Então descobri o aspirador de pó e hoje ele é o meu melhor amigo. Sou a maníaca do aspirador, como marido carinhosamente me chama. Tenho dois e pretendo ter mais um de parede igual do filme "La piel que habito" (hahahahaha). 

Dai os dois banheiros e meu quarto se tornaram dois banheiros, um lavabo, três quartos, três sacadas, uma sala de estar e jantar, uma cozinha enorme, uma lavanderia e um depósito (ou dependência de empregadas). Além disso eu que estava acostumada a fazer minhas atividades domésticas apenas uma vez na semana, comecei a fazer o mesmo aqui. E adivinhem no que resultou? Uma enorme bagunça, desorganização, caos, loucura, medo, pavor!!!! Imaginem limpar tudo isso em apenas um dia. Impossível né! 

Não bastando, junto disso tudo, marido e eu somos colecionadores de tudo que vocês possam imaginar na vida: propaganda de tele entrega de comida, papéis, livros, revistas, copos, caixas, louças, bebidas, jogo americano,  eletrodomésticos, edredom, etc. (somos maníacos mesmo). Fora as minhas coleções de tudo que é coisa que mulher ama! É uma quantidade de cacaréco que da medo em uma pessoa normal. Mas todos são muito importantes pra nós :D O problema é que tudo estava sem lugar certo e sempre tinha uma função pra achar algo, quase um evento

E o banheiro? Genteee, desculpem meninos, mas banheiro com homem tem que ser limpo, se possível fosse, mil vezes ao dia. E eu não sabia disso e choquei muito quando fiquei sabendo, assim, no dia a dia de casada. (Ah, e eu tenho o "banheiro da Lulu" também para lavar todos os dias, horas, minutos.)

Fora tudo isso eu sou a pessoa mais desligada do universo! Eu começo a fazer uma coisa, dai toca o fone e eu já esqueço do que fazia e começo outra totalmente diferente, que óbvio, não acabo porque eu fui brincar com a Luna ou qualquer outra coisa. O ferro fica ligado, o forno assa o nada...e assim vai. Bem difícil, praticamente um déficit de atenção :D.

O fato, de tudo isso que escrevi e mais um tanto de coisas, é que tive que dar um jeito para organizar minha casa, ou iria enlouquecer. Achei na internet uma tabela para marcar tarefas e os dias para serem executadas. Imprimi ela bem bonita e cheia de vontade de fazer tudo dar certo e pendurei na geladeira. Aprendi que para manter a minha casa limpa e em ordem todos os dias da vida eu teria que dividir as tarefas por dias da semana, (não todas claro, algumas tem que ser diárias como: varrer, passar pano, limpar o banheiro, tirar lixo, etc...e meninas, descobri que com a casa sempre em ordem esses itens são rapidinhos de fazer, tipo, meia hora tá tudo limpinho). Hoje tenho dia(s) para lavar roupa, dia para limpar os vidros, para levar a Luna na pet, tirar o pó, etc. etc...E sempre, sempre o que tiro, ou marido tira do lugar alguma coisa, ela volta correndo para sua "casa". Nunca mais dormi com a louça suja, as vezes lavo ela dormindo na pia, mas lavo. Bem como passo pano (uso bruxa) e assim que termino, tiro a água do balde, lavo o pano e deixo de molho na água com água sanitária (antes ficava com preguiça e deixava sujinho até o outro dia pra fazer essa função). 


Antes de tudo isso entrar na minha rotina diária eu fiz um mutirão (Mami salvadora me ajudou) e organizei tudo! Coisas/objetos no seu devido lugar é o primeiro passo para começar uma vida livre do acúmulo de afazeres e sobrecarga. Marido também cooperou me ajudando a separar, por saquinhos plásticos etiquetados, as contas todas da casa, que foram guardadas em um arquivão. E os documentos em caixas e pastas. Falta ainda organizar nossos sapatos, pois ainda não possuímos nossa tão sonhada sapateira. E também o depósito, que está repleto de caixas (até que organizadas), onde queremos colocar mil prateleiras para guardar os objetos e produtos de limpeza, fazer uma dispensa para comidas/bebidas e guardar louças que não são muito usadas. Mas isso pode esperar, ou não, agora que comecei não quero mais parar de organizar tudo hahahahaha. 

Enfim, só posso dizer que a vida entrou nos eixos agora. Casa arrumada = vida arrumada. Tudo flui melhor, a energia é melhor, tenho mais tempo para curtir ela e o maridinho e canso bem menos. Descobri a maneira certa de acordo com o meu ritmo pessoal e curto cada momento de arrumação e limpeza, pois é um carinho que a gente faz no nosso lar, nas nossas coisas...aliás, assim como tudo na vida, tem que ser feito com amor. Ainda mais onde vivemos não é?! Para assim, a harmonia poder reinar sempre!! Nossa casa, nosso reino.

14 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Menina adorei! Sabe que eu estou precisando fazer um arquivão aqui com meu marido e no capricho...somos meio relaxados pra guardar as coisas!
Adoro ler sobre arrumação de casa...amei o post! Parabéns!
Bjs e obrigada por passear"lem casa"...
Um ótimo feriadão e muito chocolate pra vc e sua família!
CamomilaRoa

Mariana Rocha disse...

Hoje após 1 ano de casada, as coisas começaram a entrar nos eixos lá em casa,mas de início também passsei por uma fase de terror: trabalhando o dia todo fora, fazendo pós aos sábados (das 8:00 às 17:00)só me restava os domingos para cuidar de mim e "descansar". Hj continuo fazendo tudo isso ainda, mas mantenho a casa arrumadinha e habitável cuidando dela nem que seja 30min por dia: Pano úmido no banheiro e no vaso, varrer e passra pano dia sim dia não na casa, dobrar e guardar as roupas e sapatos que marido deixa pela sala, lavo roupa 1x na semana, dobro e guardo (nada de passar). Com o tempo agente descobre noss rítimo e entra em sintonia com a casa.

Ps.: Vc trabalha fora? Sua cadelinha fica bem sozinha no apto?

Jiciane disse...

Adorei o post, Cassandra! Aprender sobre organização nunca é demais.
Feliz páscoa!
Bjo

Gabrielle de Almeida Ramos disse...

Minha amiga, estou louca com a falta de tempo para organizar meu ninho. Estou procurando uma diarista para dar jeito uma vez por semana no meu apê mas está difícil. Além de ser indicada e ter confiança.

Pela graça de Deus hoje a tarde estou de folga. Vou poder faxinar meu apê e deixá-lo organizado. Porém, tenho tantas coisas para fazer (encomendas, compras de páscoa, trocar um eletrodoméstico) que gostaria de largar a vassoura. Além de estar super cansada da escola (meus alunos quase me mataram ontem e hoje), pois teve festa e gincana de páscoa.

Mas vou respirar fundo e encarar o aspirador, que é meu aliado contra as coceira no nariz.

Preciso encarar uma tabela assim, para me organizar e a sujeira não acumular. Não sou desorganizada, mas a falta de tempo faz com que tudo vire uma bola de neve.

Amei o post. Dei risadas com as palavras que mencionou (cacaréco, dentro outras).

Grande beijo!

Feliz Páscoa.

E viva nós, afinal somos mulheres, esposas, donas de casa e heroínas.

Gabi.

eueumesmagabrielle.com

Mariangela disse...

Olá verdade casa arrumada igual a vida arrumada mesmo nosso dia fica até melhor quando a casa está ajeitada. beijos e bom feriado de páscoa.

Lidi Horácio disse...

Amiga, amei o texto..
E concordo com vc..
Casa arrumada é sinônimo de vida arrumada..
Acho q mais difícil que arrumar, é manter né?!

Beijoquinhas :*

É feriado \º/

Leni disse...

Adorei!!! Já passeipor tudo isso . rssss Agora tenho 3 homens em casa que são bagunceiros por pura culpa minha rsss. Bjs Lê
http://penachioarte.blogspot.com

Ogmar Costa disse...

Adorei o post, vou copiar ideia e ver se me organizo!!! Feliz páscoa!!! Bjus.

Maria Claudia Torneri disse...

Olá Cassandra,encontrei seu blog e aqui fiquei. Nossa! esse post caiu de paraquedas, rrrss. Sou mãe , dona de casa já faz tempo e ainda não consigo organizar bem a minha casa. Sou como você mencionou no post, começo a fazer uma coisa , daí me distraio com outra e acabo não terminando o serviço. Adorei ter conhecimento desta tabela. Preciso urgente montar uma para mim e assim, quem sabe, me organizar melhor. Foi bom conhecer seu cantinho. Já estou te seguindo e te convido a conhecer o meu blog.Tudo de bom para você,bjs
http://simplesmentemariaclaudia.blogspot.com.br/

Larissa Banister disse...

Amiga o post foi longo, mas valoroso! Amei a tabela! Minha vida é mais fácil, pois aqui no UK usamos a máquina de lavar louça e o aspirador de pó que facilita demais meu dia a dia, mas eu tb tenho encontrado dificuldades para manter certas coisas em ordem, tenho uma poltrona que assim que chego do trabalho eu e meu marido colocamos nossas roupas. Resultado: Na sexta feira essa poltrona está repleta de roupas e bagunça para todos os lados. Vou imprimir a tabela e usar! Beijos

Sílvia disse...

Oi Cá, eu também quando solteira nunca lavei nem um prato, quando casei foi um Deus nos acuda, mas te confesso que nunca dou conta da casa sozinha, conto sempre com ajuda de uma secretária, não posso ficar sozinha, mas passei para te desejar uma boa páscoa.
Bjos.
Silvia.

Gaby disse...

Oi Ca, nem me fala de organização em casa aqui é uma luta marido é muito desorganizado, mas faz parte né?

Bjs e bom fim de semana.

Brasileira sim Senhor disse...

Oi Cá adorei a sinceridade. Nem todos são assim francos com os defeitos. Mas com o tempo vocês vão se adaptando !! Super bjs

Ridjo! disse...

Cá, não falei que tava lendo kkk. Porque você não retoma esse assunto, o diz o que você aprendeu e passa dicas pro lado de cá?

beijoca,

Meire