Mega blogagem | Receita light...

26 de setembro de 2012

Quem me segue no instagram |vem me seguir aqui também: @cahcantosilva| viu que estava tentando criar um muffin saudável e light na sexta-feira passada e com ingredientes que eu já tivesse em casa. Fiz, sem grandes pretensões momentâneas, mas deu super certo. Ficou saboroso, natural e light, que era o objetivo da receita. Fiz pra mim, que amo bolos, e também para a blogagem coletiva de hoje.

Muffin integral de maçã


Ingredientes
* 1 xícara de aveia em pó (pode usar metade dessa e metade em grãos)
* 3/4 de xícara de farelo de trigo
* 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
* 1 ovo batido
* meia xícara de leite (usei semi desnatado)
* uma colher de chá de fermento em pó
* canela a gosto
* uma maçã picadinha (usei a fuji)

Modo de preparo
Colocar a aveia, o farelo de trigo e o açúcar mascavo em uma tigela e misturar bem. Depois acrescentar o ovo batido, o leite e a canela em pó. Misturar bem e acrescentar as maçãs picadinhas. Por último o fermento em pó. Untar forminhas de muffins e enche-las. Levar em forno pré aquecido, com 180 º por uns 20 minutos. Rende 12 forminhas de muffin pequenas.


Detalhes da Receita: Por ser super integral e rico em fibras, o bolinho não fica tão molhadinho como um bolo normal. Você pode substituir o leite por iogurte natural, a maçã por banana/morango/etc. O muffin também não cresce muito, mesmo com o uso do fermento, portanto pode encher a forminha sem dó. Na última foto dei a sugestão de servir como sobremesa bem lindo com maçãs picadas, mas você pode acrescentar também, ao lado, uma colher de sopa de iogurte grego natural, não fiz assim pois estava em falta na minha geladeira.

Dica sobre o farelo de trigo: O farelo de trigo é constituído por fibras insolúveis que exercem funções muito importantes como: auxiliar na formação do bolo fecal aumentando e melhorando a motilidade do mesmo, eliminar toxinas do organismo auxiliando na limpeza do sistema digestivo, aumentar o período de saciedade e conseqüente controle e redução de peso pela grande quantidade de fibra presente onde atua como uma esponja retendo líquidos e dando a sensação de estômago cheio. Na sua composição são encontrados diversos minerais, inclusive o cromo, que possui funções na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras ajudando a eliminar esses nutrientes impedindo sua absorção. Então pode usar o farelo de trigo em vitaminas, no bolo, nas frutas e saladas. 

E fotinhos das delícias lights das meninas:
MilaLari e Lidi




Nossa próxima blogagem coletiva de receitas será dia 10/10 com o tema Receita de criança.




12 comentários:

CaMila disse...

Adorei amiga!!!!

além de saudável
delicioso!!!!

Bjsssssss

Cici Senhoretti disse...

Hmmm... só quero ver as gostosuras que aparecerão por aqui!
Bjs
:D

Gabi disse...

Só coisa gostosa!!!

Beijos

Simplesmente Martha disse...

Maravilhosa essa receita! ameii deve ter ficado uma delicia! beijinhos

Unknown disse...

Cá hj eu também estou postando uma receita com maçã e aveia...é bom demais não é mesmo? Estou levando a receita do seu muffin, parece delicioso!!!
Bjss
Mel

Coisas de Tássia disse...

Que delícia! Estou amando esta BC!

Michelle Bonfhim disse...

Obrigada amiga por essa receita é mais que perfeita e deliciosa.

Bjãooooooo Cá!!!

"Suélem Schaulet Vargas" disse...

Amei sua receita!!
Vou tentar fazer!!
beijos

Anônimo disse...

Hummm q delicinha amiga..

Adoreiiii ♥

Beijinhos :*
Boa Semana ")

Gelia disse...

Que delicia CA, não sei pq ontem eu entrei várias vezes aqui e constava so o post anterior!!

Bjs

Gélia

Andressa Domingues disse...

Cá amada, seu blog é uma fofura! Receita favoritada rsrs !Meu blog é recém-nascido (1 dia de vida rsrs) é "O Amor está no Lar". Já estou te seguindo. Bjux

Rocio disse...

Que agradável a verdade, eu não sou muito bom na cozinha, mas em algum momento eu vou ter que começar a aprender a alimentar meus filhos, mas agora eu estou pedindo para e delivery jardins